Oxalá – 25 de Dezembro

Categories: Textos livres

hqdefault

 

OXALÁ – 25 de Dezembro

Oxalá é uma palavra da língua portuguesa utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinônimo de “tomara” ou “queira Deus”.

A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”. Em espanhol teve desenvolvimento semelhante e deu origem à palavra ojalá, exatamente com o mesmo significado de oxalá em português.

Oxalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana.

Apresenta-se de duas maneiras: moço (chamado Oxaguiã, identificado no jogo de búzios pelo odu ejionile) e velho (chamado Oxalufã e identificado pelo odu ofun). No candomblé, este é representado material e imaterialmente pelo assentamento sagrado denominado igba oxala.

Os símbolos de Oxaguiã são uma idá (espada), “mão de pilão” e um escudo; o símbolo de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, chamado opaxorô.

A cor de Oxaguiã é o branco levemente mesclado com azul-turquesa; a de Oxalufã é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.

Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que vêem tudo.

Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo

No sincretismo religioso encontramos as seguintes formas:

OXALÁ: sincretizado com Jesus Cristo.

OXALUFÃ: o Oxalá Velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.

OXAGUIÃ: o Oxalá Menino, que é sincretizado com o Menino Jesus de Praga.

 

Culto a Oxalá

Os filhos de Oxalá e de todos os outros Orixás devem guardar a sexta-feira como um dia consagrado ao orixá maior e por esta razão todos devem vestir branco e não comer carne, especialmente carnes vermelhas.

Neste dia a maioria das pessoas ligadas a Umbanda/Candomblé acendem velas brancas pedindo proteção a Oxalá. É excelente dia para tomar um banho energizante de alecrim, da cabeça aos pés.

 

Dia da semana:                      Sexta-feira

Cores:                                     Branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.

Oferendas principais:            Milho branco, inhame pilado,  pombo, vela branca.

Ervas Sagradas:                      Tapete de Oxalá (boldo), alecrim, manjericão.

 

 

Deixe uma resposta